“Falar do trabalho do IJMB é falar sobre oportunidade de aprendizagem”

professora da rede de ensino de Casimiro de Abreu

O que queremos é promover a melhoria do ensino escolar no Brasil através da alfabetização na idade certa.

Criado em 2007, o Instituto João e Maria Backheuser (IJMB) é uma instituição familiar, sem fins lucrativos, que acredita no papel da educação para transformar vidas e realidades. Inicialmente, suas ações eram voltadas para alunos, de baixa renda, matriculados em escolas públicas de Casimiro de Abreu – município do Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 45 mil habitantes. Neste primeiro momento, o IJMB promovia atividades pedagógicas e culturais no contraturno escolar, a fim de garantir educação em tempo integral a estes alunos.

Ao longo do percurso, o IJMB passou a desenvolver projetos para todos os envolvidos no processo de aprendizagem (gestores, educadores, alunos e familiares), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu/RJ e, mais recentemente, com a de Conceição de Macabu/RJ. Sempre focado na melhoria da educação pública, o instituto promove programas de formação para gestores educacionais e escolares, formação para melhorias das práticas de ensino, construção de políticas públicas e iniciativas para fortalecer a relação escola-família, além de ter implementado um Prêmio para reconhecer escolas e educadores com melhor desempenho.

Com isso, o instituto segue sua trajetória com o compromisso de contribuir para melhoria da educação dos municípios do Estado do RJ e proporcionar oportunidades iguais a todos os alunos.

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho? Não deixe de conferir o vídeo que mostra os impactos de nossas ações.

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No ano

NOSSA MISSÃO

Contribuir com a qualificação e a perenidade da política de alfabetização das redes públicas de ensino, através da formação continuada das equipes e do apoio ao planejamento e à gestão.



LINHA DO TEMPO

2007

Criação do IJMB, com o projeto Semeando Educação, que atendeu, até 2015, mais de 600 crianças.

2015

É lançado o projeto TransFormar, com foco no incentivo à leitura e na formação de técnicos da Secretaria Municipal de Casimiro de Abreu/RJ e professores.

2016

Projeto TransFormar se expande e passa a trabalhar também com a formação de gestores escolares.

2017

Início do ciclo de Conversas com as Famílias.

2018

É criada uma nova iniciativa em prol da leitura: "Doe livros, faça histórias"

São lançadas as publicações: "Parcerias entre pares - escola e família" e "Orientações pedagógicas para a formação de leitores".

2020

Em meio à pandemia, é criado o projeto de Formação em Inovação e Tecnologia, voltado para professores e gestores escolares.

2021

É lançado o mais novo projeto do instituto: o Letras de Saber, que apoia secretarias municipais de educação para contribuir na alfabetização na idade certa.

Diretora Executiva

É mestre em Política Educacional Internacional pela Universidade de Harvard em Massachusetts, especialista em Gestão de Negócios pelo COPPEAD/UFRJ e bacharel em Ciência Política pela faculdade de Swarthmore na Pensilvânia. Já atuou como subsecretária de Ensino no Município do Rio de Janeiro e Gerente Executiva do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da FGV. Já foi Diretora de Currículos e Educação Integral na Secretaria de Educação Básica do MEC, Subsecretária de Educação na Secretaria Municipal da Educação do município de Salvador e Subsecretária de Gestão da Rede e de Ensino na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Conselho Diretor

Formada em Comunicação Social pela PUC-RJ e em Arquitetura pela USU-RJ, é conselheira do Instituto João e Maria Backheuser desde 2013, tendo atuado ainda como diretora executiva do Instituto de 2017 a março de 2023. Foi sócia do Ateliê de Arquitetura, tendo realizado vários projetos comerciais, institucionais e residenciais -- como o projeto executivo de arquitetura das Escolas do Amanhã no município do Rio de Janeiro. Participou de formações no Insper de Mensuração de Impacto Social e Gestão de Políticas e Projetos com base em evidências. Compôs o júri setorial de Educação do Prêmio Espírito Público, do Instituto República em 2019 e 2020. É conselheira da Fundação Casa Santa Ignez.

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade Candido Mendes, em 2003, e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Direito Empresarial, com ênfase em Contratos, no ano de 2007. Pós-Graduado em Assessoria Jurídica de Empresas (LLM), pelo IE Business School, Madri, Espanha, no ano de 2009.
Além de associado de uma tradicional banca de advogados carioca, onde ingressou como estagiário.

Advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Especialista em Administração de Entidades do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Integrante da Mesa de Debates de Direito Imobiliário (MDDI). Coordenadora da Comissão de Imóvel Rural e Contratos Agrários do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM. Membro da Diretoria da ACTC – Casa do Coração.

Conselho Consultivo

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Iniciou a carreira como professora dos anos iniciais em escolas privadas do Rio de Janeiro. Em 2010, na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, realizou projetos de mobilização como o Cidade Educadora, que engajou 4 mil voluntários e empresas para apoiarem as políticas implementadas. Atuou na Comissão Global de Política sobre Drogas, no Instituto Igarapé e como consultora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE/FGV). É diretora de Políticas Educacionais e Pesquisa do Instituto Península.

Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, MBA pela Business School SP, mestrado em Psicologia Comportamental pela PUC-SP e Extensão na Primeira Infância por Harvard e Insper. Atuou na Pizza Hut, na Redecard, na APAE DE SÃO PAULO e na Fundação Dorina Nowill. Hoje é fundadora do Paratodos, atua na diretoria do Instituto Apontar e do Banco da Providência e na Fundação Casa Santa Ignez. Colunista da Revista Crescer.

Sociólogo, especialista em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ e mestre em Articulação Intersetorial em Políticas para a Educação pela Universidade Carlos III de Madri. Possui especialização em Liderança e Gestão Pública pelo CLP/Singularidades, módulo na Harvard Kennedy School. Trabalhou no Comitê Espanhol da Unicef; foi consultor da Unesco, do BID, do Banco Mundial e do Ministério da Educação. Foi responsável pela ampliação de vagas em creche, pela reorganização da rede de escolas municipais e pela implementação do Tempo Integral na Prefeitura do Rio de Janeiro. Posteriormente, foi Secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Mesquita (RJ). É diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas na Proz Educação. Também é cofundador do Movimento União Rio, membro do conselho do Instituto Península e da rede de talentos da Fundação Lemann.

Economista e mestre em Políticas Públicas pela UFRJ, cursou o Master em Liderança e Gestão Pública do CLP, com módulo internacional em Harvard. Atuou no projeto Ensina!, onde deu aulas em comunidades vulneráveis do Rio, e foi consultora da UNESCO no Programa Escolas do Amanhã, da Prefeitura do Rio. Atuou na Empresa Olímpica Municipal e foi consultora de setor público e social pela McKinsey & CO.

Advogada com mais de 30 anos de experiência em direito empresarial e tributário. Entrou para a Parceiros da Educação RJ em 2014 para apoiar a escola pública onde os seus irmãos estudaram. Em 2015, foi eleita diretora e, desde então, atua como diretora executiva de forma voluntária, sem remuneração. Sócia do escritório Fraga, Bekierman & Cristiano Advogados desde 2009. Foi advogada e sócia do escritório Ulhôa Canto - Advogados de 1986 a 2007 e membro do Conselho de Administração da CBV Indústria Mecânica S.A., de 1982 a 1998. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 1984. Mestre (LL.M.) em Direito Empresarial pela University of California, Berkeley (Boalt Hall), EUA, em 2010. Cursos de especialização em Direito Norte-Americano e Internacional pelo The Center for American and International Law, Texas, EUA, em 1988; em Direito Tributário pela Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), em 1985, em Contabilidade pela PwC Brasil em 1987 e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) 1984.