1º Prêmio João e Maria de Educação
Reconhecer o empenho das escolas públicas municipais de Casimiro de Abreu e de suas equipes pela melhoria do aprendizado foi o objetivo do Prêmio João e Maria de Educação.
Através desta iniciativa, o IJMB concedeu um reconhecimento às escolas da rede municipal e suas equipes que participaram do Projeto TransFormar, pela contribuição na melhoria do aprendizado dos seus alunos.
A primeira edição contou com 15 escolas inscritas da Educação Infantil e do Fundamental 1, que foram avaliadas em quesitos como: o aperfeiçoamento da gestão pedagógica; articulação com os familiares e a realização de atividades estratégicas de leitura, por exemplo.
Foram selecionadas 6 escolas finalistas que receberam a visita de um comitê de jurados, formado por profissionais da área de educacão, que conversou com os representantes das escolas e seus alunos. Ao final da avaliação dos quesitos e da visita do comitê, as escolas Patrick Marchon Portal e o Anexo ao CECA municipalizado se destacaram com os melhores resultados pedagógicos ao incentivar a leitura, a gestão das escolas e a formação de professores, vencendo em suas categorias.
Desde 2015, o Instituto João e a Maria Backheuser, através do Projeto TransFormar, realiza ações formativas que contribuem para um constante desenvolvimento das práticas de gestão escolar e educacional, alfabetização e leitura, melhorando os resultados educacionais do município de Casimiro de Abreu.
O Prêmio João e Maria de Educação, idealizado em 2019, foi uma forma de incentivar o engajamento de professores, coordenadores e diretores nessas formações, com o intuito de transformar, efetivamente, a aprendizagem dos alunos.

PROJETO TRANSFORMAR
Desde 2015, em parceria com a Secretaria de Educação Municipal de Casimiro de Abreu, desenvolvemos o Projeto TransFormar, que conta com uma equipe técnica especializada e promove a formação continuada de educadores. Visando o aprimoramento da gestão do sistema educacional e a atuação dos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município em prol da alfabetização.
Mais de 700 profissionais recebem anualmente formação pelo projeto, alcançando indiretamente mais de 7.000 crianças e suas famílias a cada ano.
O Projeto TransFormar conta com a parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC, que é responsável pela formação dos gestores escolares e da equipe da Secretaria de Educação Municipal.
Clique aqui para saber mais sobre a Comunidade Educativa CEDAC ou através do facebook.
Conversa com Escritores
O IJMB sabe que a parceria entre escola e família é umas das condições que contribuem positivamente para garantia das aprendizagens dos alunos. Portanto, precisamos cada vez mais pensar em estratégias que proporcionem o fortalecimento desta parceria.
A fim de apoiar esses momentos, tornando-os cada vez mais atrativos o Projeto Conversa com Escritores busca promover momentos de integração com as famílias dos alunos, através de conversa com escritores, leitura, contação de história e apresentação artística com música.
O IJMB com o apoio da comunidade escolar quer incentivar a leitura literária em família e, desde 2019 a escritora e ilustradora, Marília Pirillo, é a convidada do projeto. É uma apaixonada leitora e promotora de leitura que se dedica a contar histórias através de textos e imagens para leitores de todas às idades. . Conheça um pouco mais o seu trabalho: http://www.mariliapirillo.com

Conversas
com as famílias

Os ciclos de conversa com as famílias fazem parte das ações desenvolvidas pelo IJMB e têm como propósito contribuir para o resgate das relações mais humanizadas na escola e disseminar para a comunidade de Casimiro de Abreu as reflexões dos familiares sobre a educação dos seus filhos. Durante os encontros buscamos acolher e apoiar as famílias para que possam reconhecer pequenas ações e atitudes que colaboram com o sucesso de seus filhos nas escolas.
Com os diretores, a intenção é ajudá-los a reconhecer a necessidade de apoiar as famílias na relação e colaboração para o desempenho do aluno na escola e a ajustar as expectativas em relação ao apoio que a famílias e outros setores da sociedade podem dar para o sucesso dos alunos.
A partir de 2017 começaram a ser realizados ciclos de conversas em escolas-polos, nas quais foram reunidos representantes de diversas escolas e abordados temas como: “Memórias sobre os diálogos da infância”, “É preciso uma aldeia para educar uma criança” e “Árvore dos sonhos dos filhos e da família conversa”.
DOE LIVROS,
FAÇA HISTÓRIAS
Livros usados e novos poderão ser entregues ao IJMB na Rua Visconde de Pirajá, 550/704 | Ipanema | Rio de Janeiro, RJ | CEP 22410-002. Também é possível comprar o livro clicando aqui.
Veja abaixo uma lista preparada com cuidado e carinho com os livros que mais precisamos.
A escolha dos títulos teve a curadoria da Comunidade Educativa CEDAC, já que estes livros serão trabalhados em sala de aula pelos professores. Já as obras adultas servirão para estudo dos educadores e trabalho de conexão entre pais e escola. Mas vale reforçar: toda doação é bem-vinda!

PROJETOS REALIZADOS COM APOIO DE INCENTIVOS FISCAIS

Ao longo dos anos de atuação em Casimiro de Abreu, o Instituto João e Maria Backheuser promoveu alguns projetos de caráter cultural com o apoio de incentivos fiscais. Tais projetos foram escolhidos por estarem ligados à área de educação na faixa etária trabalhada pelo IJMB e puderam ser realizados em conjunto com as escolas da rede pública da cidade. O objetivo em comum de todos os projetos foi o de direcionar esforços para a melhoria da educação e da cultura focando nas pessoas de baixa renda. Entre alguns projetos estão:
• Estante de Histórias
• Baú das Artes
• Biblioteca Itinerante (Roda de Livros)
• Ler para Saber (Prazer em Ler)
• Escolas Sustentáveis
• Muda Mundo
• Piquenique Literário
• Orquestra do Amanhã
• Sacola Literária
Semeando Educação
Teve início em 2007 com foco no contraturno escolar e atendeu mais de 600 crianças matriculadas na rede pública do município de Casimiro de Abreu ao longo de sete anos. A proposta pedagógica do projeto era de complemento ao aprendizado ministrado na educação infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Destinado às crianças em idade escolar, o projeto visava semear uma proposta educacional que complementasse a ação educativa da escola por meio de atividades significativas de leitura e escrita de diferentes tipos de texto que circulam na sociedade.
Tinha como objetivo criar núcleos de excelência para a formação de cidadãos, através da melhoria contínua da qualidade de aprendizagem.
